Distribuição Realmente Simples

A quantidade de informações circulando na web hoje chega a números absurdos.  A internet transformou a possibilidade de acesso a qualquer tipo de conteúdo. Atualmente quase não existem aqueles discos raros que apenas o pai do seu amigo possui e todos se reúnem na casa dele para escutá-los. As locadoras de filmes não dão conta de obter todas as coleções completas dos clássicos do cinema. A rede mundial de computadores sim. E mais: toda essa transformação cultural não fica apenas por conta de agora termos mais um eletrodoméstico para disputar nosso tempo com a TV. Falo de uma transformação mais profunda. A internet é capaz de trasnformar a cronologia do nosso tempo. Tudo se torna atemporal. Como? Não há mais os desenhos animados da minha infância e  os atuais. Todos estão lá, nas nuvens, para serem assistidos no mesmo website de videos. Interligados. Hiperlincados.

Esses exemplos se aplicam às produções artísticas; porém, e o nosso pitoresco dia a dia, cada vez mais absorvido pela rede? Este também segue mudando. Ao passo que os processadores se tornam mais poderosos e as memórias dos PC’s cada vez mais extensas, nosso cerébro se mantém com a mesma capacidade. O volume das informações continua a aumentar e a saída é outra mágica solução da era digital: uma sigla chamada RSS.

Para que todos possam acessar notícias e atualizações de seus sites e blogs favoritos sem ter perigo de perder nada é que foi desenvolvido o Really Simple Syndication (Distribuição Realmente Simples), ou RSS. Trata-se de uma ferramenta simples onde o conteúdo vai até o usuário sem a necessidade de acesso ao site. Quando há uma atualização, o internauta que assina determinado RSS recebe em sua caixa de e-mail ou no desktop de seu computador (o segundo através de programas específicos) a notícia e o link da mesma. Se não conseguimos navegar por todos os lugares que queremos, a web agora se navega sozinha. Com este aplicativo voltamos a ser espectadores sem perder a interatividade que a internet proporciona.

Confira na barra lateral aqui do blog dois RSS’s que assinei e recomendo. Clique em cada link caso queira assinar também. O site da BBC Brasil e o Blog Novo da Lisa Brenol (minha querida professora de Jornalismo Online!).

Esse post foi publicado em Posts em aula e marcado , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário